Planejamento estratégico: o poder do plano de ação para sua empresa.
Você sabe como planejar seus gastos futuros? Tem o conhecimento de como construir metas consistentes e condizentes com a realidade? E prever os próximos passos do seu negócio?
Muitos empreendedores administram seu negócio sem nunca terem feito um planejamento estratégico. O que pode levar a empresa à estagnação e a um patamar medíocre. E na pior das hipóteses, se transforma em mais uma nos índices de empresas que fecham as portas depois de dois anos.
Segundo o SEBRAE , o mau planejamento, ou simplesmente o não planejamento do negócio, é um dos principais fatores que influenciam o fechamento das empresas atualmente. Sendo que uma em cada quatro empresas que iniciam seus trabalhos, tendem a fechar pouco tempo depois.
A solução para boa parte dos problemas:
O planejamento estratégico é um processo no qual a organização decide executar a fim de melhorar seus rendimentos, incrementar seus lucros e ter um panorama futuro da empresa. Isso é feito através de planos de ações e estruturação de estratégias. No contexto empresarial, o pensamento estratégico é um método contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a organização atingir seus objetivos.
Para isso, a empresa reconhece sua situação atual e projeta um cenário futuro. Ou seja, como ela gostaria de estar a alguns anos. Para que essa visão de longo prazo funcione, são necessárias algumas mudanças que ajudam no direcionamento da empresa.
O processo do planejamento estratégico:
O processo de planejamento estratégico tem início a partir da definição do que é essencial para a empresa. Em outras palavras, a missão e objetivos da empresa. Sendo assim, primeiro é preciso entender e saber sobre onde se deseja ir. E somente depois calcular a rota até o destino, pois não há maneiras de planejar uma rota sem ao menos saber aonde se quer chegar. Dessa forma, a atitude a tomar inicialmente é a de definir a estratégia e seus desdobramentos para alcançar tais objetivos.
Juntamente com a missão, a visão e os valores da empresa também devem ser planejados. Já que serão eles nortearão a cultura organizacional. Essa fase muitas vezes é esquecida pelos chefes ou diretores das organizações, mas ela é peça fundamental para o direcionamento e postura da empresa.
O próximo passo é identificar e localizar sua empresa dentro do mercado, entendendo quais são seus pontos fortes e fracos. Nessa etapa, o importante é visualizar as ameaças e as oportunidades que o seu negócio apresenta. Considerando os fatores internos e externo. Assim é possível gerar um diagnóstico completo da situação atual que a empresa está. Para tanto, é utilizada uma ferramenta conhecida como análise SWOT, presente no funcionamento de grandes empresas devido a sua eficiência e simplicidade.
Sendo assim, com o diagnóstico elaborado, a fase seguinte é estudar a concorrência. Sendo possível assim, uma análise comparativa entre os seus pontos fortes e fracos e os do seu concorrente. Com uma visão ampla de como o mercado está e de como a sua empresa faz parte dele, está na hora de construir um plano de ação. Esse plano representa a materialização das ideias anteriormente definidas, tornando-as concretas e transformando-as em metas, atitudes e tarefas objetivas que levarão a empresa a alcançar seus objetivos.
Por fim, após todo o planejamento e estruturação das etapas, é imprescindível que o processo de implementação seja monitorado. O acompanhamento é um fator importante, pois imprevistos podem surgir. E assim, algumas coisas talvez precisem ser remanejadas e a estratégia reorganizada, visando o bom prosseguimento do projeto.
Conclusão do planejamento estratégico:
Assim, podemos concluir que o planejamento estratégico é um ponto fundamental quando falamos de gerir e manter uma empresa. Certamente sendo essencial para quem deseja obter o crescimento de seu negócio e conseguir consistência no mercado atual. Entendemos também que através de uma análise mais detalhada sobre a organização, se torna possível definir mais facilmente sua missão, visão e seus valores, refletindo na cultura e posicionamento empresarial, dando à empresa um norte a seguir.
Junto a isso, os objetivos e metas são muito mais concretos, uma vez que eles serão montados em cima de conceitos e ferramentas mundialmente conhecidas e testadas. O estudo do mercado e da concorrência é outro ponto importante. E que faz total diferença no momento de construirmos as metas e ações. E por fim, destacamos a relevância de manter todo o processo em constante acompanhamento e monitoramento.