Conheça a metodologia PDCA e entenda como ele pode auxiliar sua empresa a crescer e a atingir melhores resultados.
Ciclo PDCA, para que serve esta ferramenta?
Ciclo PDCA, é uma ferramenta de gestão que tem como foco principal a solução de problemas, é utilizada por mais variadas empresas de diversos tamanhos, sua sigla representa Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é muito aplicada nas grandes empresas para Total Quality Control (Controle Total de Qualidade).
O Ciclo PDCA foi desenvolvido na década de 20, mas ele apenas foi bem difundido por Deming um dos gurus da gestão da qualidade em 1950.
Esta ferramenta trabalha da seguinte forma, existem 4 etapas para ela 1º Planejar 2º Fazer 3º Checar e 4º Agir, e cada etapa tem uma atividade a ser feita, se aplicada corretamente a ferramenta começa a estruturar e melhorar os processos em que ela está ligada.
1º Planejar
Nesta fase é preciso fazer um planejamento de como deve ser feito, para isso deve primeiramente responder uma pergunta, “Qual é meu problema?’’, após a identificação do problema começamos a parte de análise onde se identifica e entende as origens do problema, após entender de fato o problema planejamos de fato uma medida/plano de ação que visa acabar com este problema diretamente na fonte.
2º Fazer
Com o planejamento em mãos chega a hora de colocá-lo em prática, e executar o que foi planejado, nessa etapa precisamos ter muito cuidado para não sair do que foi programado, seguir o que foi programado e fundamental para o sucesso do projeto pois entenderemos o porquê a solução deu certo ou se não deu certo, para colher estes feedbacks melhor e preciso estar atento na execução do projeto e acompanhar de perto.
3º Checar
Esta fase muitas vezes começa junto com a execução do projeto, pois precisamos fazer o check de toda a execução, para entender o que está errado para podermos depois consertar, quanto mais eficiente esta fase mais rápido podemos concluir o projeto.
Para esta etapa e de extrema importância que você acompanhe o projeto bem de perto para que não haja dúvidas sobre o que está acontecendo e que todas informações sobre ele sejam verídicas.
4º Agir
Nesta última etapa temos 2 caminhos para seguir, um deles é se as metas impostas no planejamento conseguiram ser atingidas começamos a padronização do projeto, a padronização vem para evitar que o erro venha recorrer de novo e que sempre utilizaremos esta solução para este problema.
Agora se não conseguiu atingir as metas ou o projeto não saiu como esperado está e começamos a agir corretivamente pegando todos os dados e feedbacks para a realização dos ajustes necessários, corrigindo falhas, implantando melhorias imediatas e fazendo com que o Ciclo PDCA seja reiniciado.
O que minha empresa ganharia com a implementação desta ferramenta?
A adoção do ciclo PDCA traz vários benefícios a empresa, sua fácil implementação e por ser uma ferramenta muito intuitiva faz com que empresas de todos os portes a utilizem para diversos casos, ela traz consigo vários aspectos importantes como organização, padronização e eficiência.
As empresas que conseguem utilizar bem, e se estruturando em suas etapas, tem uma maior chance de conseguir crescer no mercado e atingir suas metas, quanto mais a cultura do PDCA vai se enraizando, mais organizada e estruturada a empresa fica, o ciclo de melhoria implicado por ela nunca tem um fim. Adotar o ciclo PDCA como uma das suas ferramentas e de fato opcional, mas, acredite, a partir do momento que você experimenta essa ferramenta de gestão, não deixa de usá-la em mais nenhuma iniciativa.
Como nós podemos ajudar?
A Uni-FACEF Júnior oferece o serviço de cliente oculto, de forma a potencializar seus resultados.
Contate nossos consultores para uma análise personalizada das necessidades do seu negócio.