Desde que a internet surgiu, em 1969, ela foi desenvolvendo-se cada vez mais, até ser o que é hoje. O que conhecemos hoje como internet, é resultado de um processo que levou anos. E no no meio deste processo está o desenvolvimento da linguagem de marcação HTML, que permitiu o avanço da World Wide Web.
Mas porque falar de HTML e World Wide Web?
O World Wide Web é o popularmente conhecido www. Ele aparece antes dos sites que acessamos diariamente. Esse projeto, idealizado pelo britânico Tim Bernes-Lee, possibilitou “um novo formato em que usuários poderiam explorar documentos gráficos interligados por hypertexto”, segundo o TecMundo.
O hypertexto é o HTML. Ele é a linguagem de marcação que será interpretada pelo navegador, como o Chrome e o Safari. Após a interpretação, o que vemos é o site que queremos acessar. Diante disso, percebe-se a importância dessas duas tecnologias. Portante, sem elas, a internet seria muito diferente do que a estamos acostumados.
Certo, mas precisava entender isso para ter um site na web?
A resposta mais simplista é NÃO! Você não precisar entender de HTML, JavaScript ou qualquer outra linguagem para ter um site.
Hoje em dia, 1 em cada 3 sites são feitos em WordPress, de acordo com W3Techs. O WordPress é uma ferramenta voltada para a construção de sites. Ele possui funcionalidades nativas que são essenciais para garantir um bom funcionamento do site, como por exemplo, a conexão com um servidor.
Porém, se considerar que conhecer a ferramenta permite entender melhor como ela funciona e aproveitar o máximo que ela tem a oferecer, então sim, é ESSENCIAL entender o que é HTML e como ele e o WWW transformaram nosso mundo e nosso dia a dia.
Qual a importância da minha empresa ter um site?
Segundo dados do IBGE 2016, somente no Brasil há 116 milhões de pessoas conectadas a internet. E o principal dispositivo para acessar a rede é o celular. Com essa informação, percebe-se que ter um site que divulga o produto ou serviço da sua empresa na internet é essencial. Considerando que cada vez mais, a internet está em expansão.
Além de parte do público alvo se encontrar online, ter um site é parte de uma estratégia de marketing.
O Google Ads e o Google Analytics são ferramentas do Google. E ambas auxiliam na estratégia de marketing de uma empresa. E elas precisam obrigatoriamente de um site para serem bem aplicadas e executadas. Uma vez que com os dados que elas oferecem, o marketing digital pode ser trabalhado de uma forma mais precisa para atingir os clientes em potencial.
Sendo assim, sua empresa tendo um site, permite que informações importantes sobre ela estejam disponíveis para o cliente. Telefone, e-mail, localização, produtos ou serviços oferecidos, entre outros dados devem ser disponibilizados para os visitantes do site de forma clara.
Indo além, a empresa que deseja divulgar seus serviços ou/e produtos pode usar o site como um portfólio. Portanto, o site pode conter informações como uma breve descrição do produto ou serviço, podendo ser seguido de uma foto ilustrativa. Através do site também é possível um contato de forma mais fácil, caso o cliente queira tirar alguma dúvida ou se comunicar com a empresa de forma mais rápida.
Como nós podemos ajudar?
Nós da Uni-FACEF Júnior oferecemos o projeto de desenvolvimento de site. Pensando em ajudar você a ter um site incrível que potencialize seus resultados online.
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