Escolha uma Página

        Se você quer evitar complicações e se manter dentro dos regulamentos, deixe sempre seu imóvel regularizado perante a prefeitura.

Você sabe qual a situação de seu imóvel diante a prefeitura?

        Primeiramente, é essencial conhecer o seu imóvel de modo a verificar nos órgãos da prefeitura a situação dele. Pois a prefeitura mantém, ou pelo menos tenta manter, os dados atualizados em relação a tudo o que é relacionado a cidade. E não poderia ser diferente com os imóveis.

         A regularização residencial é o que tema deste texto. Por isso, temos que conhecê-la melhor. Observando em quais situações ela é necessária, que modo isso acontece, de que forma é notificado e até mesmo uma média de preço para completar.

Quando vou precisar ter meu imóvel regularizado?

       Você precisará regularizar seu imóvel quando fizer alguma alteração em sua planta. Quando falamos em alteração, estamos nos referindo a aumentar um cômodo, expandir a garagem e entre outros exemplos. Basicamente,  qualquer mudança na estrutura original da planta é uma alteração. Pode ser também algo irregular desde o projeto já existente, como infrações em relações aos recuos de acordo com as normas. E por último a mudança na classificação de uso, como de uma residência para um comércio.

Como saberei que preciso?

          Talvez você já tenha escutado falar que seu vizinho ou algum familiar já foi notificado pela prefeitura. O mais comum é chegar uma carta em sua residência e/ou até mesmo ser noticiado pelo Diário Oficial. Dessa forma, a prefeitura lhe notifica da situação. E não se assuste com curtos prazos e altas multas que poderão custar caro caso não se faça o que é pedido.

           Se quiser evitar isso, você pode agir antes da prefeitura, simplesmente averiguando a planta atualizada com o que existe no momento do imóvel, assim é possível concluir se está realmente atualizado ou não.

Quanto irei gastar para ter regularizado minha propriedade?

         A regularização é um projeto simples. Isso se deve pelo fato da maioria contar com regularizações residenciais. Caso que a pessoa compra um imóvel através de um programa do governo, e após um tempo, sente a necessidade de aumentar sua residência.

            É um projeto que tem valores de acordo com a metragem. Sendo assim, o preço varia. Portanto, é necessário uma avaliação para determinar um valor final. Também, por ter um fluxo grande desse projeto, cada profissional trabalha da forma que lhe convém, podendo incluir em sua precificação os custos que terá com a prefeitura ou deixar isso por conta do cliente. Assim, a regularização normalmente varia de acordo com a metragem. E em média tem início em R$400,00 (quatrocentos reais), que pode ir até a metragem necessária a regularizar.

Então estar regularizado é importante?  

       Vimos claramente que sim, se você quer estar legalizado, sem nenhum imóvel clandestino, evitando dores de cabeça e até mesmo altas multas da prefeitura, mantenha seus imóveis regulares.

Como nós podemos ajudar?

         A Uni-FACEF Júnior oferece projetos de Regularização Residencial, de forma resolver seus problemas.

         Contate nossos consultores para uma análise personalizada das necessidades do seu imóvel.

Fonte: 

https://bernardocesarcoura.jusbrasil.com.br/noticias/226958826/o-que-e-regularizacao-de-imoveis