Entenda o que são leads e como ele é essencial para garantir um funil de vendas efetivo para o seu negócio.
Com o crescimento das mídias sociais nos últimos anos, termos relacionados ao marketing digital são frequentes no dia a dia de empresas que querem se estabelecer neste meio. Algo que se discute muito, é sobre leads.
Muito se diz também sobre a importância do marketing digital. Para conhecer um pouco mais, acesse este link: xxxxxxxx.
Mas afinal, por que se discute tanto sobre leads?
Segundo a Resultados Digitais, “um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa”. Porém, o que significa isso?
Leads são considerados oportunidades de negócio por deixarem forma de contato em troca de algo. O que é geralmente um conteúdo de valor para ele. Portanto, empresas que consideram e aplicam a estratégia do marketing de conteúdo voltado para a captação de leads, tendem a ter um número significativo de pessoas que deixam forma de contato como permuta para adquirirem um conteúdo considerado interessante e útil.
Esta troca de informações possibilita à empresa gerenciar e alimentar o funil de vendas. Portanto, o objetivo com os leads é que ao final do processo de venda, eles se tornem clientes efetivos. Ou seja, consumidores e futuros fãs da empresa.
Onde eles se encaixam no funil de vendas?
Os leads estão no topo do funil, pois é a partir deles que o processo de vendas será feito.
Basicamente, o funil tradicional se estrutura em três segmentos. Visitantes, que são usuários que acessaram seus conteúdos sem interagirem. Leads, que interagiram e deixaram forma de contato para isso. E os clientes, que são os que efetivamente se identificaram com a sua solução proposta, e assim passaram a consumir seu serviço ou produto.
Portanto, o funil de vendas é essencial, além de organizar o processo de vendas, para otimizar a gestão dos leads. Nem todos estão preparados para o momento da efetivação das vendas, e por isso cada lead deve ser nutrido até que ele esteja nesta etapa.
O que quer dizer nutrir leads?
Quando se diz sobre nutrir leads, está referindo-se a oferecer materiais interessantes e de relevância para ele. Estes conteúdos podem variar, desde artigos do blog, webinars, templates e até mesmo uma newsletter.
Como dito anteriormente, nem todos encontram-se no mesmo momento de venda, portanto, cada um deve receber materiais que atendam as necessidades para o momento em que se encontra. Para a Rock Content, “se a estratégia [de nutrição de leads] for bem montada, você conseguirá reforçar a relação de confiança com sua lead e orientá-la para a próxima etapa, que será o processo de vendas”.
Como nós podemos ajudar?
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